Tim Keller não pode falar com nossa reportagem por ocasião de sua estada no 31° Encontro Sepal, em Águas de Lindóia, mas comprometeu-se a responder nossas perguntas por e-mail. Veja, a seguir, sua rápida, mas, esclarecedora entrevista sobre seu ministério à frente da Redeemer Presbyterian Church (Nova Iorque), bem como sobre suas impressões sobre a Igreja brasileira. Acompanhe.
Pr. Tim, qual a sua opinião sobre a Igreja brasileira? Eu não estou suficientemente bem informado sobre o atual cenário da Igreja no Brasil para tecer comentários. Entretanto, posso dizer que jamais houve tamanha abertura ao evangelho no Brasil como nos dias de hoje. Este é o momento mais estratégico para as igrejas se lançarem ao evangelismo e à implantação de novas igrejas. Não é hora de simplesmente manutenção do status quo.
Qual foi o enfoque principal dado pelo senhor dentro do tema do 31° Encontro: "A Integridade do Servo Líder"? Eu abordei esse tema diretamente em minha terceira palestra no Encontro. Eu creio que somente o evangelho pode verdadeiramente tornar- nos, a um só tempo, servos humildes e corajosos e líderes confiantes. Somente o evangelho nos diz que ainda estamos (em nós mesmos) imersos no pecado mas (em Cristo) totalmente aceitos. Isso tanto humilha-nos, lançando-nos ao pó, como nos encoraja tremendamente.
Há quanto tempo o senhor tem estado à frente da Redeemer Presbyterian Church? O senhor pode nos falar um pouco de sua igreja? Eu e minha esposa iniciamos a Redeemer, no centro de Manhattan, em 1989 e, hoje, aos domingos, temos quatro cultos de adoração em três localidades diferentes ao redor do Central Park. No conjunto, é uma congregação multi-étnica constituída principalmente de jovens profissionais, sendo 70% solteiros. Há 150 grupos de estudo em células e, ao todo, cerca de 4000 pessoas mobilizadas. Nós estamos muito envolvidos com evangelismo, adoração vibrante, grupos pequenos, ministração aos pobres, ajuda a cristãos para que integrem sua fé ao seu trabalho no mundo secular e, também, à implantação de igrejas. Nós implantamos nove igrejas-filhas e sustentado ou auxiliado na abertura de 25 novas igrejas na cidade de Nova Iorque, nos últimos 10 anos.
A Redeemer Presbyterian Church já plantou igrejas no Brasil? Por favor fale um pouco sobre isto. Em parceria com a Igreja Presbiteriana do Brasil nós ajudamos a implantar cinco igrejas (duas em Campinas e uma nas cidades de Recife, Natal e Brasília) e muito em breve estaremos ajudando com mais uma igreja em São Paulo. Convém destacar que nossa parceira no plantio dessas igrejas é a Spanish River Presbyterian Church of Boca Raton, Florida, que, inclusive, foi quem proveu apoio e recursos que tornaram possível o início da Redemeer, em Nova Iorque, 16 anos atrás.
Tim, você já publicou muitos livros? Há alguns deles disponíveis no Brasil? Na verdade eu não tenho escrito muitos livros. Eu publiquei "Ministries of Mercy: The Call of the Jericho Road" (Ministérios de Misericórdia: O Chamado da Estrada de Jericó) e fui co-autor de outro livro chamado "Worship by the Book" (Adoração pelo Livro/Palavra). Eu também escrevi a maioria dos Manuais de Implantação de Igrejas da Redeemer, que estão disponíveis em português.
No momento há alguma maneira dos brasileiros aprenderem mais sobre o se mnistério e o ministério da Redeemer Presbyterian Church? Eu creio que a única maneira seja através de nosso website: Redeemer.com. (em inglês).