Liderança

Página WAP - para simples accesso ao conteúdo edificante

Artigos mais recentes:

LiderAção 2010 recebe 353 líderes e pastores de 24

Categoria: Liderança
Postado as 26/04/10 20:29
 
Por: Marcio Ferreira

Nos dias 26, 27 e 28 de março de 2010, o Radisson Hotel, em Curitiba, recebeu a terceira edição do congresso LiderAção, realizado pela Jubepar (Juventude Batista do Estado do Paraná). Com a participação de 353 líderes e pastores de igrejas de 24 cidades, que representaram o Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, o evento teve como tema "Seja um líder prime – Atenda o chamado de Deus com excelência".

Um dos palestrantes do evento foi o pastor Josué Campanhã, diretor da Sepal Brasil e integrante da equipe pastoral da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo. Ele contou que fica muito contente em ver que a visão do LiderAção se consolidou e também se ampliou após a primeira edição do congresso, em 2004, da qual ele também participou. "Eu creio que essa é uma tremenda iniciativa que deve continuar, que deve crescer cada vez mais para capacitar o jovem para a liderança e para a vida", afirma o pastor.

O termo "prime", emprestado da língua inglesa, deixou claro o objetivo do LiderAção 2010: mostrar que todos devem desempenhar suas atividades de liderança com qualidade, em todos os sentidos, em todos os lugares, respondendo sempre da melhor forma o chamado que Deus tem para cada um. "Nossa proposta é fazer com que compreendamos os desafios e as responsabilidades que temos como líderes cristãos para influenciarmos o mundo", afirmou o presidente da Jubepar, Pastor Josimaber Rezende.

Uma das novidades deste ano foi o número maior de palestrantes. Um time experiente de oito preletores foi convocado para as 13 palestras que foram ministradas. Ao todo, a plateia ouviu Josué Campanhã, Jonas Edison da Silva, Ebenézer Bittencourt, Paschoal Piragine, Ricardo Agreste, Josimaber Rezende, Paulo Clemente e Gênesis Fidelis.

O LiderAção 2010 trouxe vários assuntos. Compreender o real chamado que Deus tem para cada um e enfrentar obstáculos, como o medo na hora de liderar, foram alguns dos temas estudados. Além disso, os participantes ouviram sobre a consistência de caráter na vida do líder, as descobertas e mudanças que são necessárias para se liderar, a administração dos relacionamentos entre líderes e liderados, os princípios para uma liderança bem sucedida e a qualidade da comunicação no ambiente da liderança cristã.

No sábado à tarde, mais seis palestras optativas foram sugeridas aos congressistas. Nelas, os preletores falaram sobre como deve ser a postura dos líderes diante dos projetos que eles planejam, como é possível exercer uma liderança com criatividade, os passos para uma liderança que permanece, a questão da autoridade do líder e como ele pode perdê-la, o que pode levar os líderes a cometer erros, e quais erros e, finalmente, a relação entre o trabalho do líder e a sua espiritualidade, ou seja, sua comunhão com Deus.

Entre as palestras, os momentos com música foram liderados por Carlos Karuta, que é membro da Primeira Igreja Batista de Curitiba. No sábado pela manhã o casal Wagner e Fabiane, que em 2009 lançaram o CD "Lugar só Teu", estiveram dirigindo o momento musical. Nos intervalos, o stand de livros foi bastante visitado. Nele, os congressistas tiveram acesso aos livros escritos por alguns dos palestrantes do congresso, além de muitos outros títulos.

OPINIÕES

Em entrevista após uma de suas palestras, o pastor Josué Campanhã disse: "foco do LiderAção é uma das maiores necessidades que os jovens têm hoje, que é ter uma visão de liderança, de empreendedorismo". Essa visão, segundo Josué, "vai se refletir na igreja em primeiro lugar, como também vai dar base, não só teórica, mas também bíblica, para que os jovens possam exercer papéis de liderança corporativos no seu negócio, na sua vida profissional, na universidade". Sobre a possibilidade de ser convidado para o LiderAção em outras oportunidades, ele revela com entusiasmo: "Claro, esse é o meu foco, minha área de atuação principal, e com alegria eu posso estar com vocês".

Francisco Assis Simionato veio da Primeira Igreja Batista de Terra Boa, no Paraná, para ser um congressista no LiderAção. "O congresso foi uma bênção. A direção foi usada por Deus, eles fizeram um congresso com palestras maravilhosas, abençoadas, com preletores que foram usados por Deus para mostrar que às vezes não existe uma lógica para servir a Deus, não tem uma regra que tem que ser obedecida de cima a baixo, você pode ter meios e formas para servir a Deus. Este congresso falou tremendamente ao meu coração", compartilha.

Francisco conta que se considera um sonhador. "Nós estamos num município de 17 mil habitantes, e eu sonho com uma grande igreja, com grande parte da população servindo ao Senhor. Dizem que eu sou sonhador, mas Jesus saiu, esparramou a igreja, então eu acho que a igreja tem que sair das quatro paredes, ela tem que buscar coisas novas, tecnologias novas, projetos novos para alcançar os novos, buscar meios para ganhar a juventude de hoje que é a igreja de amanhã". O congressista conta que vai levar para sua igreja o kit com as palestras gravadas em DVD. "A primeira coisa que eu senti muita falta quando cheguei foi ter sido omisso em não ter trazido meu pastor. Então nós estamos levando o kit para que a igreja possa, estando lá em Terra Boa, participar do congresso como nós tivemos o privilégio dado por Deus de participar aqui".

Paulo Alves, coordenador da área de adolescentes da Juventude Batista Mineira e membro da Igreja Batista do Bairro Palmares, em Belo Horizonte, também participou do LiderAção como congressista. "O LiderAção 2010 foi muito marcante para mim porque eu acho que é uma resposta aos líderes de juventude", afirma Paulo. "Foi uma resposta à minha liderança, ao chamado que Deus tem para mim e para todos os outros líderes e pastores". Para ele, toda a equipe da Jubepar está de parabéns. "Esse é um congresso que tem sim despertado novos líderes e motivado outras lideranças assim como foi comigo. Estou saindo daqui extremamente motivado, levando uma bagagem muito boa", compartilha. Paulo destacou vários ensinamentos passados nas palestras do LiderAção como sendo importantes para o seu aprendizado. "Eu levo para Minas essa bagagem de um líder que serve, humilde e que tem paixão, no meu caso pela juventude, mas especialmente por ter uma comunhão com Deus e buscar Ele, porque Ele abençoa, não o projeto, mas pessoas", finaliza o jovem.

Outro palestrante foi Jonas Edison da Silva, pastor da Igreja Batista de Barreiros, em São José, Santa Catarina. "Eu vejo o LiderAção como um congresso extremamente importante, primeiro porque está tratando com os nossos jovens e dando oportunidade a eles de ouvir outros obreiros, pastores, líderes, que já têm uma experiência de vida, compartilhando aquilo que o Senhor tem feito, e isso é muito legal para a vida do jovem porque ele pode ouvir, interagir com esses preletores". A presença de congressistas pastores e líderes em geral com mais idade também foi um ponto elogiado pelo palestrante. "Com essa abertura que foi feita, não só para jovens, mas para os pastores e líderes de um modo geral, eu creio que o LiderAção, com essa reformulação, veio para ficar", comemora o pastor.

Paulo Clemente, vice-presidente da Jubepar, graduado em administração de empresas e em teologia, contou como foi a experiência de estrear como palestrante do LiderAção. "A primeira vez sempre dá um frio na barriga, ainda mais quando se trata de falar para pastores e líderes". Mas ele explica que procurou estudar bem o assunto para poder passar aos congressistas uma base para uma liderança criativa. "O tempo foi pouco para aprofundar no assunto, mas creio que consegui contagiar os presentes com o tema proposto". Sobre a importância do congresso, ele diz: "Tenho viajado por algumas regiões do nosso estado e tenho percebido que nossas igrejas estão carentes de líderes, esta é uma das razões da grande importância da realização de um congresso como este, capacitar líderes para atuarem em suas igrejas". "Este tema é de grande relevância na vida de todos nós, pensando nisso a Jubepar tem se empenhando para realizar este congresso". Paulo Clemente aproveitou para falar sobre 2011. "Para todos que participaram e gostaram, se preparem para o próximo que já está marcado". E aproveita para fazer um convite: "Se você não participou, venha participar conosco".

Outro preletor, o pastor Ebenézer Bittencourt, Diretor Executivo do Instituto Haggai, diz que "o LiderAção é um congresso promovido com muita qualidade pelos organizadores, o que causa um grande impacto nos participantes – por isso, sinto-me orgulhoso de fazer parte do evento". Sobre a importância do congresso, ele fala que "inspirar é o ponto principal. O assunto liderança é muito amplo. Ao ouvir as informações, os participantes têm o coração aquecido, a mente expandida e o desejo de crescer mais desafiado para buscar seu aprimoramento pessoal durante o ano. Um voluntário inspirado vai servir melhor a Deus tanto no mercado de trabalho quanto na sua igreja local", afirma. Ebenézer não acredita que haja pessoas que menosprezam o assunto de liderança dentro das igrejas. "O que existe são conceitos diferentes sobre o que é liderança e o seu impacto na sociedade. O valor de um líder ético, empreendedor e mobilizador de pessoas é inquestionável. Abraão, Moisés, Neemias, Davi, Salomão, Daniel, Pedro, Paulo e principalmente o nosso Senhor Jesus nos mostram o caminho. Que saibamos segui-los", finaliza o pastor.

Um dos idealizadores do LiderAção foi Gênesis Fidelis, hoje pastor da Primeira Igreja Batista de Ponta Grossa. Ele revelou como tem sido sua experiência com o congresso, antes como organizador e agora, em 2010, como palestrante. "É um privilégio, é algo muito bom você sonhar um dia num congresso de líderes e hoje você poder ensinar, ajudar, orientar líderes. Para mim é a realização de um chamado do Senhor". Gênesis destaca que o congresso pode literalmente alcançar diversas pessoas que alcançarão milhares de outras pessoas. "É a forma que Deus usa para abençoar muitos líderes, muitas igrejas, pessoas do interior que muitas vezes não tem contato com este tipo de material, vem para este congresso, sai daqui e começa a influenciar, mudar uma geração". O pastor destaca a importância do tema liderança para a vida das pessoas. "Qualquer pessoa que influencia a vida de alguém é um líder", explica. "Nós precisamos cada dia ter consciência de que se tem alguma pessoa próxima da gente nós precisamos ser o líder de acordo com o coração do Senhor, imitando os passos de Jesus e sempre valorizando a vida humana", adverte.

O presidente da Jubepar e pastor da Igreja Batista Jardins, Josimaber Rezende, conta que tem sido abençoado pelo LiderAção. "Eu sempre aprendo muita coisa aqui nesse congresso, e o retorno que a gente tem das pessoas também é esse". Segundo ele, o LiderAção veio com a "ideia de desenvolver líderes, de trazer um congresso de qualidade com bons preletores de nível nacional e internacional para o povo do Paraná, que é um povo que às vezes não tem acesso a congressos de liderança". Para os jovens que não consideram o tema liderança algo importante para suas vidas, Josimaber aconselha: "A mensagem que eu gostaria de deixar é que eles pudessem se aperfeiçoar cada vez mais, se envolver na área de liderança, para que eles possam influenciar pessoas". Ele diz que hoje há uma ausência de líderes da faixa etária jovem. "Há uma lacuna, uma falta de líderes, e a gente precisa que esses jovens se envolvam com liderança. Esse é o nosso desejo".

Contato: imprensa_jubepar@hotmail.com

  [Página Inicial]

-----------------------
Este é um site da Sepal. Todos os direitos reservados.
Os comentários são de responsabilidade dos seus autores.